Acorda, Menina!

Tem dia (quase todo dia) que eu só penso: “Não, hoje não”. A cama parece que gruda nas minhas costas, o edredom é areia movediça e o travesseiro um carrapicho: sair da cama é lutar contra toda uma selva de conforto que espera de mim só mais um milhão de minutinhos.

tumblr_mmrjm63Wg71qdlh1io1_250

(sim, era tipo isso aqui)

Mudei algumas coisas na minha rotina, e isso incluiu meus horários. Eu ia à Academia ás 17:00 e, agora, se quiser aparecer por lá (não que eu queira, veja bem =P) tem que ser antes do trabalho, ÁS 7 DA MADRUGADA.

Criei uma rotina que faz com que essa tarefa impossível seja mais fácil. Estava conversando com as Maris e elas acharam que daria um bom post (A Mari C. está faltando na academia que eu sei!)

Aqui eu falo 6 coisinhas que eu faço e que funcionam para mim. Quem tiver outras diquinhas é só deixar nos comentários! 😉

1. Não deixe para a manhã NADA que você possa fazer à noite:

Eu nado 2 vezes por semana, e corro nos outros dias. A mochila de cada dia de academia é completamente diferente, e se eu esquecer qualquer coisa, não posso fazer o exercício (você já tentou nadar sem óculos?? Então, eu já. Quem diria, não funciona menina?!). Antes de dormir, deixe a mochila organizada, e a roupa que vai vestir separada. Assim, você poupa tempo e garante que não vai desistir de ir porque se atrasou. Sim. Eu sei que você já fez isso. Eu já fiz. VÁRIAS VEZES.

 2.       Não durma na Bagunça. Não acorde na Bagunça:

Eu era uma pessoa extremamente desorganizada. Para arrumar a mochila eu bagunçava todo o meu armário. Hoje eu organizo o meu quarto antes de dormir. Acordar em um local organizado traz mais tranquilidade, vai fazer com que você tenha mais tempo pela manhã e é um incentivo para sua produtividade. Parece bobagem, mas eu juro que não. Acordou? Levante e ARRUME A SUA CAMA. Porque se você tiver que abrir o armário e rearrumar a cama para poder dormir mais um pouco, garanto que você vai se sentir uma babaca.

3.       NÃO SE DÊ 5 MINUTINHOS

Essa é a dica mais importante de todas. NÃO SE DÊ MAIS CINCO MINUTINHOS. Nem um minuto. Nem unzinho. Assim que o despertador tocar, você abre os olhos, se espreguiça e senta na cama. Imediatamente. Ficar de olho fechado, rolar para o lado, cobrir a cabeça com o travesseiro e desejar um apocalipse nuclear que te deixe dormindo não vai fazer o tempo voltar. Quando você acorda pela primeira vez, seu cérebro emite melatonina, um hormônio que te desperta e te deixa alerta. Dormir mais 5 minutinhos só vai fazer você querer dormir mais, e te deixar com sono o resto do dia. Não acredite em mim, acredite nos cientistas.

4.       Se quiser dormir mais, durma mais cedo.

A verdade não é que você precisa dormir mais pela manhã. É que você precisa ir dormir mais cedo à noite. Eu sei, isso é óbvio. Mas não parece ter tanto sentido quando você quer ver aquele episódio antigo de Friends a 1 da manhã. Estabeleça uma rotina para dormir e acordar. “Aaaah, eu não consigo dormir cedo”: MENTIRA. Claro que você não consegue dormir cedo se chega em casa, não toma banho, não janta e fica no sofá com a roupa social e desconfortável vendo TV ou no computador. Se você não se convenceu de que está na hora de dormir, como quer que seu corpo durma?

5.       Lembre-se porque você acordou. Lembre-se do que isso significa.

Essa dica é boa, e eu uso todo dia. Quando eu acordo, eu penso em porque eu acordei. Tem a ver com Programação Neurolinguística (vou fazer um post sobre isso depois) e é algo de efeito. Quando eu acordo eu sento na minha cama e falo, em voz alta: “Eu preciso levantar para ir a academia. Isso me faz bem”. Ficar na cama é uma recompensa imediata: está quentinho e confortável, porque você sairia dali? Você precisa se lembrar da recompensa. Falar em voz alta a razão do que está fazendo é um motivador. Parece idiota, mas eu juro que funciona.

 6.       Rotina, Rotina, Rotina

Dormir e acordar na mesma hora vai salvar a sua vida. A regularidade do sono faz bem para a pele, para o funcionamento dos seus órgãos, para a regeneração dos seus neurônios e emagrece… Vá dormir no mesmo horário. Acorde no mesmo horário. Todos os dias. Depois de um tempo você acostuma. E eu juro que vai te fazer bem. Parece chato, é chato, mas, sério, vale à pena. Você vai trocar viver mais tempo por mais um episódio de seriado no Netflix?

Vai, Mariana, sai da cama!

Etiquetado , , , , , , ,

Deixe um comentário

