Emagrecimento: Vamos dormir um pouquinho mais?

Meus amores, estava aqui lendo o último post da Mari R., contando suas dificuldades para pegar no sono, e as técnicas que ela usa para conseguir dormir.

Pegando carona no assunto, eu vim aqui para falar sobre um assunto que é pouquíssimo lembrado pelas gordinhas e gordinhos na hora de estabelecer um plano de emagrecimento: O SONO!

Ei que ontem eu estava lá no consultório da minha nutricionista linda, deusa, diva, Cinthia Perine, contando o que tinha comido no último mês e meio e contando, toda orgulhosa, a minha nova rotina fitness. Falei pra ela – me achando a maior rata de academia do mundo –  que estava indo com frequência à academia, ainda que eu chegasse lá às 23h e saísse às 00h (sério gente… teve dia que eu fui a última pessoa a sair de lá #medo).

Foi aí que veio o maior puxão de orelha do século! Pior que se eu tivesse comido uma barra de chocolate inteira acompanhada de um balde de pipoca com manteiga e Coca-Cola 2L.

O negócio é o seguinte, além da necessidade de dar tempo ao nosso corpo para que ele se recupere dos exercícios, é durante o sono que são produzidos diversos tipos de hormônios vitais ao funcionamento do nosso corpo. Para o emagrecimento, o mais importante deles é o hormônio GH (conhecido como hormônio de crescimento, aquele que nos faz “espichar” quando somos crianças).

O hormônio GH têm, entre outras funções, ajudar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura e melhorar o desempenho físico.

Segundo alguns especialistas, pessoas que dormem pouco tem o tempo de sono profundo reduzido, que é justamente quando o hormônio GH é produzido (aproximadamente após a primeira meia hora de sono).

Como se isso não bastasse, a redução do sono faz com que o organismo produza em maior quantidade um hormônio chamado cortisol. Esse hormônio normalmente é produzido quando passamos por uma situação de perigo. Diante dessa situação de perigo, o corpo acumula mais gordura, para utilizar em caso de necessidade.

Sendo assim, para quem quer emagrecer é MUITO importante dormir bem! Entre 6 e 8 horas por noite. Segundo a Cinthia, o ideal é ir para cama às 23h, para ter uma produção máxima de hormônio GH, o que acontece lá pela 1h.

Gente… Eu sei que não é fácil… Eu mesma costumo chegar tarde em casa, passo as madrugadas fazendo tarefas da pós, levando trabalho para casa… Mas temos que tentar dormir o máximo possível. E, de preferência, um sono de qualidade.

Seguem algumas dicas para tentar dormir cedo e ter um sono tranquilo:

– Não usar aparelhos que emitam luz – como celulares, computadores e televisão – antes de ir se deitar. Eles deixam você “ligado”, o que pode provocar a insônia.

– Fazer alguma atividade relaxante antes de dormir, como ler, escutar música, meditar… Eu gosto de ouvir música de meditação, ou então uso um aplicativo com barulho de chuva. Evito ler antes de dormir porque a maioria dos meus livros são baixados no smartphone;

– Esvaziar a mente. Meu sogro é budista e medita. Como eu nunca meditei na vida, ele fala para eu deitar e tentar simplesmente não pensar em nada;

– Anote tudo o que você tem para fazer no dia seguinte. Eu SEMPRE perdia o sono por causa do trabalho. Listava mentalmente todas as minhas tarefas e, às vezes, acordava no meio da noite para lembrar de alguma tarefa que havia esquecido de inserir na minha “anotação mental”;

– Consuma alimentos ou suplementos com efeito calmante. A minha nutri me prescreveu umas gotinhas de camomila, passiflora e mulungu para dormir. Funciona que é uma beleza! Chá de camomila, de valeriana, suco de maracujá… Vale de tudo por um boa noite de sono!

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Alguém já tomou isso aqui?

E agora, respondendo à pergunta que a  Mari R. fez no final do post, SIMMMMMMM!!!! Faça mais posts desse tipo!!! Dormir, descansar e relaxar é fundamental para o bem-estar e tem tudo a ver com a vida fitness!

Vamos dormir um pouquinho mais (e melhor)?

Beijos

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Um pensamento sobre “Emagrecimento: Vamos dormir um pouquinho mais?

  1. Mariana Rosa disse:

    Mari, eu usava um aplicativo no Iphone que salvava a minha vida, chama Magic Sleep. Única coisa que eu sinto falta do Iphone, porque não achei ele para IOs.

    O aplicativo simula sons tranquilos do útero da mamãe ❤ , e eu dormia muito MUITO bem quando o usava. Único porém é que a versão gratís é trial, e só dá direito a 10 minutinhos. Mas para mim era mais que o suficiente para cair no sono tranquilo.

    (Agora pensando aqui com meus botões, acho que vou tentar encontrar pra IOs)

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