Diário da detox: Restrições e novos hábitos

Olá meus amores,

Como eu disse ontem, retomei a minha detox. Serão 30 dias com várias algumas restrições, que em princípio podem parecer radicais, mas que são essenciais para “limpar” o organismo, melhorando seu funcionamento e aumentando o metabolismo.

Com o tempo vou explicando o motivo de cada “corte”, e a relação de alguns alimentos com a chamada alergia tardia (aqui e aqui tem posts legais adiantando o assunto).

Restrições absolutas (não consumir por 30 dias):

1. Glúten (farinha branca, aveia, etc.)

2. Lactose (leite de origem animal e seus derivados)

3. Frituras

4. Açúcar (mesmo orgânico, mascavo e mel – frutose pode)

5. Álcool

Image

Sem cervejinha no findi…

Restrições relativas (evitar ao máximo):

1. Soja (ao contrário do que muita gente pensa, é uma vilã… Descalcifica os ossos)

2. Corantes e aditivos químicos, o que significa esquecer

– Sucos industrializados, refrigerantes, água com gás, água de côco de caixinha, suco em pó (eu tomo só o “Do Bem” que é orgânico e sem conservantes, mas existem outros que são permitidos);

– Adoçantes à base de aspartame, sacarina e ciclamato (utilizar stevia, sucralose – de preferência o Línea – ou agave);

– Condimentos industrializados, tais como Sazon, Caldo Maggi, Molho Inglês, Catchup, Shoyu (o light é melhorzinho), fujam de uma coisa chamada Glutamato Monossódico!!!!;

– “Pózinhos”: sopinhas, sucos, pudins, etc.;

– Balas, chicletes, bolachas recheadas e salgadinhos;

– Sal comum (utilizar sal marinho, flor de sal ou sal do himalaia);

– Congelados.

Gente… EU SEI QUE PARECE DIFÍCIL, MAS NÃO É!!!! Se a gente parar pra pensar, a ideia é bem simples: passar a consumir alimentos, “comida” de verdade, e não produtos alimentícios. O negócio é fugir das “praticidades” que o mercado nos impõe.

Uma dica muito importante é ler o rótulo dos produtos que consumimos, verificando os ingredientes, que estão listados em ordem decrescente de quantidade. Tem muita coisa que é “do bem” e a gente nem sabe (biscoito de polvilho, um beijo!).

Com o tempo a gente se acostuma a comer direito.

Hábitos a incorporar:

1. Comer a cada 3 horas (sério mesmo?)

2. Comer um prato de salada crua antes das refeições

3. Evitar chá preto e café (cafeína)

4. Consumir pelo menos 5 frutas por dia

5. Dedicar ao menos 30min para a refeição (mastigação)

6. Consumir líquidos apenas 1:30h após as principais refeições (almoço e jantar)

7. Variar os nutrientes ao máximo (por exemplo, variar a proteína entre frango, peixe, carne vermelha e ovos)

8. Tomar entre 2L e 2,5L de água por dia (jura?rs)

9. Consumir alimentos orgânicos sempre que possível!

É isso aí meu povo… Sei que parece difícil, mas conforme eu for postando meus recordatórios (a lista de tudo que comi no dia anterior), vocês vão perceber que é mais natural do que parece.

Dúvidas? Comentem! Vou responder tudinho nos comentários.

Beijos

Update: Me perguntaram sobre a aveia – que eu disse acima para evitar – porque os nutricionistas falam que a aveia é ótima, etc.
Realmente a aveia tem várias vantagens, é rica em fibras, dá a sensação de saciedade e controla os açucares das frutas, etc. Eu mesma consumo muita aveia batida com frutas em épocas normais.
Ocorre que esta é uma dieta de desintoxicação, onde o glúten está proibido por ser um alérgeno (acima eu linkei posts que falam sobre alergia tardia), e a aveia contém glúten. Sendo assim, neste período, ela não é permitida, podendo ser facilmente substituída por quinua em flocos ou amaranto, que não tem glúten e cumprem a mesma função.

Etiquetado , , , , , , , , , , , ,

7 pensamentos sobre “Diário da detox: Restrições e novos hábitos

  1. Lari disse:

    Não dá!!! É missão impossível!! rsrsrsrsrs Você tem levado marmita pra comer??? Porque na rua (restaurantes) seria quase impossível!

    • Lari, dá sim!!!!

      Normalmente eu levo marmita. Mas às vezes como na rua. No quilo dá pra fazer tranquilamente… É só escolher bem o que vc vai colocar no prato.

      Mais tarde vou postar meu cardápio de ontem com direito a foto do almoço no kilão!rs

      É só seguir algumas regrinhas simples na hora de montar o prato. Amanhã posto a estrutura da dieta (oq comer e quanto comer de cada grupo).

  2. Mari C. disse:

    Quando eu fiz comi só peixe, consegui dificultar mais ainda! Adorei, Magui! Super apoio e só fico pensando em 1 coisa: 1 mês sem vinho com esse frio, que dureza!!! Vai ficar com a cinturinha menor que quando tinha 18 anos! Que sucesso!

  3. Mariana Rosa disse:

    Mari J, quanto às frutas, tem alguma restrição de tipo? Eu sou meio fissurada em banana e sei que não é a melhor fruta…

    • Rosa, eu tbm sou fissurada em banana e como uma ou duas por dia!!!! Pode sim!!!! Ela é mais calórica e tem mais carboidrato… Mas o objetivo aqui é nutrir o corpo, e não contar calorias. Banana tem vários prós. É ótima pra quem faz exercício físico, para repor potássio e carboidrato (que ajuda o corpo a se recuperar do exercício). Além disso, é mais “encorpada” e disfarça mais a fome e a vontade de comer doces.

  4. Ni disse:

    qual o problema dos congelados?

Deixe um comentário

