Magreza sem Pobreza

Oi Gente!

Eu estou tentando fazer as melhores opções alimentícias – comida com menos sódio, menos conservantes, menos processamento, mais coisas cruas, substituir o café por chá – mas, olha, tem vezes que isso sai caro demais. Fui comprar umas frutinhas no Pão de Açúcar aqui pertinho e deu vontade de chorar.

CJGX6

Fazer compra na feira e comida em casa ajuda muito nisso – quanto menos etapas você pular para se alimentar, mais barata e saudável sua refeição vai ser, e é exatamente o temperinho pronto, o molho pronto, o ketchup, a lasagna congelada, o hot pocket que te enchem de calorias vazias e de sódio – e que pesam muito no orçamento. Quer comparar? 500gr de pão de queijo congelado R$4,99 – pão de queijo de 50gr aí na sua cafeteria – R$3,50.

Pensando nisso eu tento sempre trazer de casa as frutas e todo o meu lanche do dia a dia, e ajuda muito o fato de que eu trabalho em um escritório onde é disponibilizada uma geladeira. Explico: antes de sair de casa eu tomo apenas um suco. Deixando para tomar “o” café substancial aqui, porque, senão, eu fico o dia inteiro com fome.  De manhã eu faço assim:

07:00: Suco de Couve com Maracujá (sem açúcar)

09:30: Xícara de Café +  Bolacha Integral+ Peito de Peru ou Queijo Fresco Light (se estiver com fome ainda, eu acrescento uma fruta)

Eu comecei semana passada a substituir o Pão Integral por Bolachinhas da Nesfit que ganhei da minha mãe. Finjo que elas são fatias de pão (e como são compridinhas, até que cumprem bem cumprida essa função) e recheio com peito de peru ou queijo branco.

Parte boa dessa substituição é que o crocantinho da bolacha combina demais com o recheio (mais que o pão, SINTO MUITO!), e eu estou eliminando calorias aí, sem eliminar o consumo de fibras e sem perder a saciedade. São 150 kcal do pão (duas fatias) vs. 90 kcal da bolachinha Nesfit. Além de bem menos sódio. Desculpa, pão, fica para o lanche pré treino da academia!

Meu gasto semanal de lanchinhos tem ficado em 20 – 25 reais e eu costumo incluir 400 gr de peito de peru light (Compro a peça e fatio em casa, sai bem mais barato), 1 queijo branco light,  Maçãs, Peras,  Bananas, ou qualquer fruta que tiver em casa e uma bandejinha de Yakult ou iogurte – não tomo o light, que tem quase as mesmas calorias e o dobro de conservantes que aquelas bandejinhas mais simples. Para essa semana quero começar a incluir umas castanhas aí também!

Caro, caro mesmo, é ficar comprando barrinha de cereal, polenguinho, bolachinha integral em pacotes minúsculos. Dá para emagrecer sem estourar a conta bancária. Fazendo a conta, sai até mais barato, porque se eu fosse tomar um Um Tchai Latte e um pão de queijo no Starbucks aqui do lado – lanche básico, vai – eu gastaria, hum… R$75 por semana!

O que vocês comem de lanche? Tem alguma diquinha?

Deixe um comentário

