Quem tem medo de gente bonita?

Quando eu percebi que realmente meu peso era um problema, em Setembro de 2011, eu decidi fazer dieta, cortar os açúcares e tentar ser uma pessoa mais saudável. Mas não passou pela minha cabeça fazer academia. Porque eu achava que estava gorda demais para ir para fazer exercício. O meu raciocínio era: preciso emagrecer para poder ir para a academia.

E tem os sarados da academia. Eu tinha medo daquelas pessoas. Só quem já sofreu bullying por estar acima do peso entende o desafio que é colocar os pés dentro de uma academia e suar na frente de um monte de gente com o corpo lindo. O que eu sentia era que eu não merecia estar ali. Que eu estava completamente deslocada do lugar correto. Que meu lugar não era ali, mas sim em alguma biblioteca.

Eu não sou uma pessoa tímida. Costumo ser quieta com gente que não conheço, mas logo que me sinto minimamente enturmada já estou tocando o terror, conversando, rindo, chamando para ir para o bar.  Depois de um ano de academia, só agora que eu consigo conversar com as pessoas, falar bom dia, pedir ajuda. Eu não fazia nem musculação: ficava com vergonha de ter que olhar para as pessoas. Ainda não sei o nome de ninguém, não fiz nenhum colega, mas espero que isso mude.

O problema é que eu tenho preconceito com bonitos. Sim. Eu sou dessas patetas que acha que gente sarada, bonita, é gente que tem tempo demais de sobra para dedicar ao corpo e que, por isso, não pode ser interessante. Um dia, enquanto eu corria  (ahahaha, olha o timing) o cara mais fortão da academia (e que eu sempre julguei de babaca por isso) passou com uma camiseta do Harry Potter. Eu sei que Harry Potter não é nada demais, mas, olha, eu venero Harry Potter, só conheço gente legal que gosta de Harry Potter.  E o cara achou uma camiseta do HP que coube nele, isso demandou esforço, ele tem que REALMENTE gostar de Harry Potter.

tumblr_mpzywcpoMM1swvm7so1_500

Dumbledore Curtiu Isso

Ás vezes a gente acha que exercício e um corpo mais “dentro do padrão” são para os outros, e que todo tipo de “culto ao corpo” é coisa de gente fútil, não tão inteligente quanto à gente. Eu achava. Isso me confortava e “Pelo menos eu sou inteligente, não preciso ser bonita” era um pensamento recorrente meu. Demorou para que eu percebesse que, bem, isso é uma bobagem. Eu sempre condeno pessoas que classificam e criticam as pessoas por aparência física, mas eu mesma fazia isso, no critério inverso. Cadê a razão nisso?

Inclusive o moço da Camiseta do Harry Potter apareceu hoje com a camiseta da Elétrica da Poli e ontem estava com uma do Inuyasha. Tô achando que vou fazer meu primeiro amigo.

4 pensamentos sobre “Quem tem medo de gente bonita?

  1. Marta disse:

    Minha vida. Até hoje não curto cara bombado, não. Tento afastar o preconceito, juro, mas vi gente legal virar mala porque só falava do quanto malhava, de whey, sei lá mais o quê.

    Teve um agravante ainda. Eu sou bissexual mas reprimi isso a vida toda, o que combinado com a insegurança e baixa auto-estima, me fez detestar muita menina só porque eu achava bonita demais para ser legal.

    Com a maturidade, auto-conhecimento e desenvolvimento da minha auto-estima, ficou mais fácil detectar esses motivos e combater o impulso de repelir gente que aumenta, sem querer, minha insegurança. Mas é um exercício diário.

    Ótimo post 🙂 Tomara que ajude a conscientizar mais gente que a culpa das pessoas serem bonitas ou se esforçarem para isso não as torna chatas imediatamente. Afinal, porque não ser bonito E legal?

    • Mariana Rosa disse:

      A primeira vez que eu percebi que reprimia a minha amizade com pessoas bonitas foi com um colega de sala, que no fim de 5 anos de curso, jogou na minha cara “que eu me achava melhor do que ele só porque era mais inteligente e nunca tinha dado uma oportunidade de conversar, que a gente podia ter sido super amigo”. E esse menino é inteligentíssimo, mas bonito demais. E eu realmente tinha rotulado ele de bocó e pronto.
      Culpa define.

  2. Beto disse:

    O que sua amiga falou sobre a pessoa “embestar” pós academia acontece e muito! Até com quem não imaginaríamos…rs

Deixe um comentário

